O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA

O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA
LIVRO JÁ À VENDA

LANÇAMENTO DE "O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA"

O LIVRO: "O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA" - ENCONTRA-SE À DISPOSIÇÃO PARA VENDA NOS SEGUINTES ENDEREÇOS:

CASA DA BÍBLIA
Rua São Sebastião, , nº 33 - Centro,
Barra Mansa - RJ -

CPAD VICENTE DE
CARVALHO - RJ
Av. Vicente de Carvalho, 1083 - Vicente de Carvalho
21210-000 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2481-2101
Fax: (21) 2481-5913


ESPAÇO LITERÁRIO PASTOR DAVID CABRAL
Rua Assembleia de Deus, nº 156 - Laranjal,
Volta Redonda - RJ - Tel: 24-3340.7232

LIVRARIA UNIVERSITÁRIA
Rua Ver. Luís da Fonseca Guimarães, nº 227,
Aterrado - Volta Redonda - RJ - Tel: 24-3346.6546

LIVRARIA VEREDAS - PONTUAL SHOPPING
Rua 14, nº 350 - 2º piso,
Vila Santa Cecília - Volta Redonda - RJ
Tel: 24-3342.1977 - 3348.3131


ou diretamente com o autor:
lourildo_2006@yahoo.com.br


Preço por unidade: R$20,00

sexta-feira, 15 de maio de 2009


O AUTOMÓVEL: MÁQUINA INVASIVA

Lourildo Costa

O automóvel converteu-se em objeto imprescindível para a sociedade moderna. Principalmente nas grandes cidades, do ramo industrial, onde todos correm, porque o tempo vale ouro. A correria para escalar o pico do progresso, obriga a uma locomoção cada vez mais rápida. Em conseqüência, o automóvel vem se tornando uma máquina perigosíssima, já que o desvario pela pujança do poder e a luta pela sobrevivência leva o homem a ter atitudes maquinais.

O automóvel, muitas das vezes, tem sido um objeto de evasão para os problemas hodiernos. Quanto mais se acelera, maior é o roncar do motor dessa máquina alucinante. Veículo locomotor invasivo. As cidades estão abarrotadas deles. Seus ruídos atordoam. No trânsito, provocam engarrafamento e enfurnam as pessoas. As paisagens da estação primaveril foram adulteradas pelo sol escaldante, possivelmente devido à poluição atmosférica, ocasionando o buraco-de-ozônio. A natureza e os seres humanos passam a reagir com maquinalidade. Centenas de pessoas, todos os dias, vão de encontro ao fim da vida, juntamente com suas máquinas mortíferas. São inúmeros, os acidentes automobilísticos.

Tem-se falado muito da poluição hídrica e poucos param para pensar a respeito do envenenamento atmosférico, ocasionado pela combustão desses motores, cujo produto é o gás monóxido de carbono. Toneladas de gases são lançados à atmosfera, diariamente, fazendo chover chuva ácida sobre nossas cabeças.

Essas máquinas roncam e correm, dando uma falsa idéia de posse, de status e de segurança. O outrora pedestre, agora, detentor do controle de um mecanismo possante, sai desabalado em busca do infinito. As cidades são um acúmulo de máquinas que se enfileiram pelas avenidas, abreviando a vida.

Enquanto escrevo, ouço um barulho lá fora. Levanto-me do local onde estou e ergo o meu olhar em direção à rumorosa agitação. Levo uma baforada de fumaça negra na face e retorno para o meu cantinho de reflexão. Os autos passam sobressaltados, sem pedir licença, invadem o nosso mundo, reprogramam nossa vida e vão embora.

Os automóveis são rudes, transtornam o bom viver e deixam os homens hostis. A siderúrgica apita a sirena do progresso. Os autos elevam um clamor ao céu como um grande búzio. As pessoas alinham-se numa lenta afluência do trânsito. Tráfego compassado... manifestação coletiva ruidosa. Ah!, O automóvel – essa máquina invasiva que produz rumor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Sua opinião é muito importantepara mim!