O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA

O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA
LIVRO JÁ À VENDA

LANÇAMENTO DE "O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA"

O LIVRO: "O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA" - ENCONTRA-SE À DISPOSIÇÃO PARA VENDA NOS SEGUINTES ENDEREÇOS:

CASA DA BÍBLIA
Rua São Sebastião, , nº 33 - Centro,
Barra Mansa - RJ -

CPAD VICENTE DE
CARVALHO - RJ
Av. Vicente de Carvalho, 1083 - Vicente de Carvalho
21210-000 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2481-2101
Fax: (21) 2481-5913


ESPAÇO LITERÁRIO PASTOR DAVID CABRAL
Rua Assembleia de Deus, nº 156 - Laranjal,
Volta Redonda - RJ - Tel: 24-3340.7232

LIVRARIA UNIVERSITÁRIA
Rua Ver. Luís da Fonseca Guimarães, nº 227,
Aterrado - Volta Redonda - RJ - Tel: 24-3346.6546

LIVRARIA VEREDAS - PONTUAL SHOPPING
Rua 14, nº 350 - 2º piso,
Vila Santa Cecília - Volta Redonda - RJ
Tel: 24-3342.1977 - 3348.3131


ou diretamente com o autor:
lourildo_2006@yahoo.com.br


Preço por unidade: R$20,00

sexta-feira, 15 de maio de 2009

NADA HÁ NOVO, DEBAIXO DO SOL

Lourildo Costa

Em Eclesiastes, livro da Bíblia Sagrada, encontra registros a respeito da vida humana, com a sua falta de justiça e desapontamentos: “Tudo é ilusão!” – concluiu o sábio.

Lendo os jornais hodiernos, também deduzimos que, ainda hoje, não nos livramos, no entanto, dos resultados da crise que assola o nosso país, contrário ao que todos esperavam. Além da consequência desmoralizante que ela teve sobre o governo Lula e os políticos de Brasília, praticamente malogrou-se o ano em curso e com dificuldades entraremos no próximo, que é ano eleitoral. Os poderes da União permanecem paralisados, pois já vinham se mantendo retroagidos em várias áreas vitais. A paralisia das reformas necessárias e a falta de eficiência da administração pública exigirão em troca o seu preço.

Temos convivido com as CPIs dos Correios, dos Bingos e do mensalão; cogita-se abertamente uma nova CPI para o Caixa Dois, para apurar o itinerário da roubalheira, marca do grande escândalo do governo do presidente Lula e que arruinou o Partido dos Trabalhadores.

Lembrei-me de uma conversa, flagrada durante uma viagem, em um ônibus, em setembro do ano de 1978. Dois idosos conversavam, despreocupadamente, enquanto os demais passageiros mantinham-se em silêncio.

- Pois é, na década de 40, comi o pão que o diabo amassou...

- E agora está aí o preço de uma guerra: Tudo caro, custando o olho da cara!

- Sei não. A ARENA vai cortar uma volta nas próximas eleições. Mesmo os políticos da direita buscando minhoca no asfalto, os eleitores vão descarregar seus votos na turma do MDB!

- A indignação é tanta que a população deseja mudanças drásticas: voto direto para presidente, maior democracia, liberdade de expressão – transformações da noite para o dia!

- É, mas o povo brasileiro, como disse o Pelé, não está preparado para votar corretamente.

Não fosse a entrada de um bêbado no ônibus, o diálogo entre os idosos teria prosseguido. O jovem recém-chegado pronunciava palavras características de um nordestino. Dizia coisas aos brados, de maneira cantarolante e desvairada. Seus cabelos tinham uma cor encarvoada, encarapinhados e sujos. Em um dos braços, trazia uma trouxinha com quinquilharias. Na outra mão, uma coberta maltrapilha. O ébrio atravessou a roleta, cantando uma canção triste e improvisada, cujo tema versava sobre amores e ciúmes. Executava um trecho musical com a voz e, em seguida, gritava:

- He lugar! He lugar!!

Ao meu lado, uma senhorita, exasperada, deixou de lado sua leitura. Notei que outras mulheres experimentavam certo temor. Alguns estudantes passaram a sorrir da situação.

O indivíduo embriagado exprimia seus sentimentos, por meio do canto. Estonteado, tentava equilibrar-se, num movimento oscilatório, tropeçando-se entre os passageiros.

- He lugar! He lugar!! – Emitia um som triste, pejado de saudades de um passado mui distante. Seus olhos pareciam carregados de sofrimento.

- He lugar! He lugar!!

A certa altura da viagem, o motorista encostou o veículo, dirigiu-se para o homem alcoolizado, ameaçou colocá-lo para fora do ônibus, caso não se calasse.

- Eu só ‘tô cantando, meu Jesus!

- Você quer descer ou ficar quieto?

- ‘Tá bem, meu Jesus! - he lugar! he lugar!!

O rapaz aquietou-se, porém, ainda sussurrava a música. Quase no fim da viagem, o viandante desceu e em passos largos e trôpegos desapareceu tragado pela boca da noite.

A jovem, ao meu lado, retornou seus olhos à leitura e não mais se ouvia os idosos falando sobre política. Muitos já haviam descido.

Alguns dias depois desse episódio, encontrei o mesmo indivíduo, no centro da cidade, estendido ao comprido, exibindo uma grande ferida provocada em sua perna que sangrava:

- ‘Smola, por favor! ‘Smola!...

- He lugar! He lugar!!

Lembrei-me dos apóstolos Pedro e João, quando foram ao templo para a hora da oração, encontrando, próximo ao Portão Formoso, um homem coxo de nascença e que tinha por hábito pedir esmolas às pessoas que entravam no pátio daquele edifício público destinado ao culto religioso.

Ainda hoje, milhares de anos depois, a história se repete. O que aconteceu antes virá a acontecer outras vezes. As coisas realizadas antes, serão realizadas novamente. Os pobres, o sofrimento, a corrupção, a demagogia, sempre teremos em nosso meio. Não há nada de novo neste mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Sua opinião é muito importantepara mim!