O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA

O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA
LIVRO JÁ À VENDA

LANÇAMENTO DE "O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA"

O LIVRO: "O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA" - ENCONTRA-SE À DISPOSIÇÃO PARA VENDA NOS SEGUINTES ENDEREÇOS:

CASA DA BÍBLIA
Rua São Sebastião, , nº 33 - Centro,
Barra Mansa - RJ -

CPAD VICENTE DE
CARVALHO - RJ
Av. Vicente de Carvalho, 1083 - Vicente de Carvalho
21210-000 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2481-2101
Fax: (21) 2481-5913


ESPAÇO LITERÁRIO PASTOR DAVID CABRAL
Rua Assembleia de Deus, nº 156 - Laranjal,
Volta Redonda - RJ - Tel: 24-3340.7232

LIVRARIA UNIVERSITÁRIA
Rua Ver. Luís da Fonseca Guimarães, nº 227,
Aterrado - Volta Redonda - RJ - Tel: 24-3346.6546

LIVRARIA VEREDAS - PONTUAL SHOPPING
Rua 14, nº 350 - 2º piso,
Vila Santa Cecília - Volta Redonda - RJ
Tel: 24-3342.1977 - 3348.3131


ou diretamente com o autor:
lourildo_2006@yahoo.com.br


Preço por unidade: R$20,00

quarta-feira, 17 de junho de 2009


“Bom Trato”: Uso inteligente da sabedoria.

O assunto desta matéria é fruto de uma conversa amigável, com uma pessoa da nossa igreja, a respeito do modo de ser ou de proceder nas relações com os outros, principalmente com os da nossa comunidade cristã. Essa pessoa citou como base o seguinte texto de Tiago:

“Há entre vocês alguém que é sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pela sua maneira de agir, com humildade e sabedoria.”

(Tiago. 3. 13 – NTLH).

Tiago classifica como pessoa sábia e que tem inteligência, aquela que não se esquece do “bom trato” para com os seus semelhantes. O bom comportamento, como prova do “bom trato”, representa um dos maiores deveres morais do ser humano.

O uso inteligente do conhecimento não pode separar-se da conduta diária de um cristão. Somente os que produzem um ótimo relacionamento com os seus semelhantes, poderão ser contados com os sábios, segundo os preceitos bíblicos, pois a sabedoria é um dos atributos divinos.

Quando experimentamos o “bom trato”, através de nossas ações, estamos expressando um dos frutos do Espírito Santo.

Ser sábio, de acordo com o significado da etimologia grega, é ser bem-educado. Teologicamente falando, trata-se de um atributo divino que é transmitido ao ser humano, mediante a iluminação do Espírito Santo.

Se tivéssemos nas igrejas a maioria das pessoas dotada de tais qualidades, quão grande seria o crescimento quantitativo e qualificativo da comunidade evangélica.

Tiago exorta-nos a possuirmos o “bom trato” para com todos e a exercê-lo literalmente. O bom comportamento e a boa maneira de agir são a prova de sabedoria e de inteligência. Os líderes, principalmente, são chamados a buscarem e usarem, de maneira apropriada, a sabedoria. O conhecimento sem a sabedoria produz a arrogância, e a arrogância produz a dissensão.

Aqueles que tomam decisões firmadas em sua arrogância são tolos e de espírito altivo. A humildade é a base da sabedoria.

Quando não lançamos mão do uso do “bom trato” com inteligência e sabedoria, somos os causadores da dispersão de muitos membros da igreja, e não uma força agregadora.

A sabedoria que não é comprovada através do bom relacionamento é uma sabedoria efêmera. A verdadeira sabedoria produz concórdia e “bom trato” entre as pessoas. Que haja ações de boa educação é o clamor de Tiago, ainda tão necessárias em nossos dias...

Lourildo Costa é presbítero da Catedral das Assembleias de Deus de Volta Redonda, RJ, professor da Rede Pública Estadual e autor do livro: “As Drogas e o Aniquilamento da Sociedade”.