O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA

O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA
LIVRO JÁ À VENDA

LANÇAMENTO DE "O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA"

O LIVRO: "O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA" - ENCONTRA-SE À DISPOSIÇÃO PARA VENDA NOS SEGUINTES ENDEREÇOS:

CASA DA BÍBLIA
Rua São Sebastião, , nº 33 - Centro,
Barra Mansa - RJ -

CPAD VICENTE DE
CARVALHO - RJ
Av. Vicente de Carvalho, 1083 - Vicente de Carvalho
21210-000 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2481-2101
Fax: (21) 2481-5913


ESPAÇO LITERÁRIO PASTOR DAVID CABRAL
Rua Assembleia de Deus, nº 156 - Laranjal,
Volta Redonda - RJ - Tel: 24-3340.7232

LIVRARIA UNIVERSITÁRIA
Rua Ver. Luís da Fonseca Guimarães, nº 227,
Aterrado - Volta Redonda - RJ - Tel: 24-3346.6546

LIVRARIA VEREDAS - PONTUAL SHOPPING
Rua 14, nº 350 - 2º piso,
Vila Santa Cecília - Volta Redonda - RJ
Tel: 24-3342.1977 - 3348.3131


ou diretamente com o autor:
lourildo_2006@yahoo.com.br


Preço por unidade: R$20,00

quinta-feira, 30 de abril de 2009

ARISTÓTELES, O ESPIRITISMO E A BÍBLIA


ARISTÓTELES, O ESPIRITISMO E A BÍBLIA.
Lourildo Costa


Dentre os povos da Antigüidade, os de origem dos helenos foram os que mais se destacaram na cultura. Aristóteles, por exemplo, teve formação acadêmica, muito versado em letras, é ainda considerado um dos maiores filósofos de todos os tempos. Apesar da classe dos intelectuais de renomados homens dos remotos tempos gregos, mesmo assim, nada disso foi suficiente para aplacar a personalidade licenciosa dos habitantes daquela região, a impureza, o culto prestado aos ídolos e, sobretudo, a violência exacerbada, que não se desvencilhou da vida íntima da elite grega. Sócrates, outro grande filósofo, entregava-se à prática do pecado carnal. Platão, também célebre sábio, seguidor da doutrina Socrática, sempre orientou aos seus seguidores que a perfídia é algo em que se encontra honra. Ambos, Sócrates e Platão, foram homossexuais ativos.
Alguns conceitos da filosofia grega assemelham-se com idéias espíritas, o que contribui para que muitas pessoas sejam afastadas da presença do Deus Verdadeiro.

Quem foi Aristóteles?

Aristóteles foi um dos grandes filósofos da Grécia. Nasceu na cidade de Estagira, no ano 384 a.C., tendo permanecido como aluno e discípulo de Platão, durante vinte anos, na cidade de Atenas. Destacou-se como ardoroso defensor de seu mestre. Sua qualidade de místico chegou a extrapolar a doutrina platônica.
A partir do ano 343 a.C., passou a educar Alexandre Magno - rei da Macedônia.
Fundador de uma escola, onde durante treze anos dedicou-se, totalmente, às doutrinas filosóficas. Veio a falecer em Calcídia, no ano 322 a.C., aos 62 anos de idade.


O que disse Aristóteles quanto a imortalidade da alma?

Aristóteles afirmou que a alma, ao vir de qualquer espaço além, para este planeta visível, onde vivemos, esquece tudo o que experimentou acolá, porém, ao sair daqui para o além-mundo, recorda ali as paixões daqui. Ao vir para a Terra, a alma cai no esquecimento das coisas lá de cima, enquanto que, ao passar desta vida para outra, recorda das coisas daqui de baixo.

O que diz a Bíblia?

Refutando tal conceito partidário do Aristotelismo, que se refere à reminiscência da alma, a Bíblia diz que Deus formou o ser humano do pó da terra, soprando nas narinas de Adão um respiramento de vida, tornando-o num ser vivente: - "Então do pó da terra, o Deus Eterno formou o ser humano. Ele soprou no seu nariz uma respiração de vida, e assim esse ser se tornou em um ser vivo" - Gênesis. 2. 7. Esta passagem dá-nos a idéia de que, da concessão da vida aos seres humanos, mediante a relação sexual entre o homem e a mulher, é narrada como um ato decisório especial de Deus. Assim sendo, Deus transmitiu a vida ao primeiro ser criado, evidenciando que a alma está em grau elevado em relação às demais formas de vida terrestre. Ela não tem procedência de nenhum outro mundo, não é produto da reencarnação, pois Deus é a fonte suprema da existência da humanidade.
No livro de Eclesiastes, capítulo 12, versículo 7, afirma que o nosso corpo voltará para o pó da terra de onde veio, enquanto o nosso espírito retornará para Deus que o deu. Por conseguinte, o homem é obra prima de Deus e coroa da criação especial do seu poder. Ele não é produto do acaso. Com vistas ao fato, torna-se assaz difícil descrever, em poucas palavras, as dimensões não materiais que constituem a pessoa humana na sua totalidade. O espírito e a alma são componentes imateriais, dotados de indestrutibilidade, pois sobrevivem à morte, para então seguirem para o céu, conforme Lucas 23. 43; Atos 7. 59; II Coríntios 5. 8; Filipenses 1. 23 e Lucas 16. 22, que descreve Lázaro como um servo de coração reto para com Deus. Não abdicou de sua fé e foi levado ao Paraíso. Do contrário, ambos seguirão para o inferno, de acordo com Lucas 16. 23, onde fala do rico que levou uma vida egocêntrica e sofreu amargamente na eternidade.
Não nos parece viável a idéia da preexistência da alma, defendida com afinco por Aristóteles, cujo ensinamento aproxima-se, deveras, do espiritismo. São concepções típicas daqueles que crêem enganosamente na doutrina reencarnacionista, como processo de cumprimento de pena e auto-redenção. Jó afirmou que o Espírito de Deus o fizera, e que o sopro do Todo-Poderoso dera-lhe a vida - Jó 33. 4.
No livro de Hebreus, capítulo 12, versículo 9, está registrado que Deus é o criador do espírito do homem, enquanto o pai humano é da carne.
Ao admitirmos que a alma seja oriunda, exclusivamente, de Deus, essa tese não afasta a possibilidade da cooperação do homem e da mulher na formação de um novo ser.
A doutrina da reencarnação diz que nossa atual vivência é a repetição de outras existências, vivida noutros tempos e em outros corpos. Quanta injustiça termos que pagar com o nosso sofrimento por atos violentos praticados em outras vidas que aqui estiveram, em outras eras das quais, nem conseguimos nos lembrar!
Hebreus, capítulo 9, versículo 27, diz que cada pessoa tem de morrer uma só vez e depois ser julgada por Deus, por suas ações de violência e culpa. É por isso que Cristo foi oferecido em sacrifício, por única vez, para tirar as transgressões de toda a humanidade. Depois Ele aparecerá pela segunda vez, não para limpar pecados, mas para salvar os que estão com firme confiança, esperando por Ele. Para o homem, só existe uma viagem a ser realizada nesta vida, pois, depois da morte, segue-se o juízo.
Os que defendem a preexistência da alma costumam citar a passagem do texto em Jeremias, capítulo 1, versículo 5, que diz: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci; e antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí profeta entre as nações“. Aqui Jeremias está falando do pré-conhecimento de Deus sobre o futuro. Quando ele ainda está sendo fecundado no ventre de sua mãe, Deus já tinha amplo conhecimento a respeito de todas as coisas. Isaías não mencionou sobre a existência anterior da alma, segundo a concepção dos espíritas. Na sua onisciência, Deus sabe o que ocorrerá no universo nos próximos segundos ou nos próximos milhares de anos, conforme ele mesmo afirmou em Isaías, capítulo 46, versículo 10: “Desde o princípio anunciei as coisas do futuro; há muito tempo eu disse o que ia acontecer. Afirmei que o meu plano seria cumprido, que eu faria tudo o que havia resolvido fazer”.
Quanto à controvérsia deixada pelo aristotelismo, ao defender que a alma veio de outro mundo e que por isso não se lembra de mais nada do que ocorrera lá, concluímos o seguinte: se a alma não puder lembrar do que praticara de bom ou de mal em sua vida passada, de que maneira estará a reencarnação contribuindo para o progresso humano e a diminuição da violência, se de uma existência para outra há um “branco total” a respeito das experiências adquiridas anteriormente?
Em Efésios, capítulo 2, versículos 8 e 9, está escrito que a salvação vem pela graça de Cristo, por meio da fé. Isso não vem de cada pessoa, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é fruto dos esforços humanos, a fim de que ninguém venha a se orgulhar.

O que disse Aristóteles acerca da salvação?

Aristóteles partilhou da idéia de que a alma cumpre uma pena e que as pessoas vivem em expiação de grandes pecados. É vedado ao homem aquilo que se julga o melhor de todas as coisas e é impossível a ele participar da natureza do melhor, porque a melhor coisa para todos os homens e para todas as mulheres seria não terem nascidos.

O que diz a Bíblia?

A Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 5, versículo 18, diz que assim como um pecado condenou todos os seres humanos, assim também um ato de salvação deu liberdade a todos e lhes trouxe a vida eterna.
A doutrina espírita, ao definir os atributos de Deus, diz que Ele “é a inteligência suprema, soberano, único, eterno, imutável, onipotente, soberanamente justo e bom, infinito em todas as perfeições, e não pode ser diverso disso“. Como pode o espiritismo defender idéias incompatíveis com a lógica e o pensamento, afirmando que Deus é um Ser dotado dos atributos relacionados supra, se ao mesmo tempo declara com firmeza que o Eterno Deus é também o criador dos espíritos atrasados, dos praticantes de violência, dos sujeitos às vexações e a ridicularias, sendo, por isso, necessário encarar a reencarnação como processo de penitência e busca do primor para a salvação da alma? A falta de coerência para a doutrina de Allan Kardec deve ter apanhado uma carona na cultura grega e na filosofia de Aristóteles. De maneira incongruente ao conjunto de princípios que servem de base ao seu sistema religioso, Kardec disse que: ”toda teoria, todo princípio, todo dogma, toda crença, toda prática que estiver em contradição com um só que seja desses atributos, que tende ou não a anulá-lo, mas simplesmente a diminuí-lo, não pode estar com a verdade”. De modo contraditório, o pai do espiritismo não negou a soberania de Deus, mas afirmou que o Deus bom e justo criou o ser humano com um espírito atrasado, imperfeito, sendo este obrigado a peregrinar e a expiar uma pena pelos grandes pecados praticados pelos seus antepassados, em busca da perfeição. Se assim fosse, Deus seria também o responsável direto pela multiplicação da violência no mundo. É inegável que o ensinamento espírita, defendido por Kaderc, enquadra-se exatamente no conceito de seitas heréticas e de teorias errôneas.
O espiritismo afirma que a salvação é ponto de esforço individual que cada pessoa emprega, na medida de suas forças, e que cada um deve remir-se a si mesmo. Toda falta cometida, todo mal realizado, são dívidas contraídas que deverão ser pagas. se não for nessa existência, sê-lo-ão nas seguintes reencarnações que ocorrerem.
Se Deus é só bondade e justiça, como bem aceitam e defendem os espíritas, este Deus estaria sendo realmente justo ao destinar os seres humanos a sofrerem penas por pecados que nem sequer têm consciência ou lembrança de os terem praticado? Se todo esse dito sem fundamento fosse verdade, certamente Deus seria o maior dos injustos por condenar seres que Ele mesmo criara imperfeitos. Todavia, o único culpado por toda essa incongruência seria o próprio Deus. Vejamos o que nos diz Eclesiastes 7. 29: “Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo“.
O despropósito do espiritismo está em fundamentar sua doutrina, apenas nas boas obras e na caridade ao próximo. O que ocorre, porém, é que muitos dos que se dizem seguidores do espiritismo não fazem o bem que querem e sim, o mal que não querem. Tivemos a oportunidade de conhecer um espírita convicto e vero praticante de sua religião. Foi um dos funcionários do alto escalão do quadro de diretores da maior siderúrgica da América Latina. Era Gerente Geral da Área de Metalurgia. Seu escritório, dentro da Empresa, era um verdadeiro quartel general das entidades que costumava invocar. Copos d'água, pedras preciosas, figuras horripilantes de sapos, tartarugas, farta literatura espírita e muitas outras miudezas faziam parte daquele cenário onde, vez em quando, tínhamos assento para reuniões de trabalho profissional. Disse-nos aquele gerente, em certa reunião da qual participávamos, que havia feito evocações a entidades, contra um certo Diretor da Empresa, por não ser simpático ao mesmo; tendo em vista que o referido Diretor estava sendo cogitado para um cargo mais elevado. Não é uma contradição, levando-se em conta a sua fé? Onde está o amor ao próximo? Naquela ocasião, após ouvirmos tudo aquilo, reunimos alguns irmãos evangélicos e adquirimos uma Bíblia para ofertá-lo. Infelizmente, naquela mesma semana, o referido Gerente foi demitido da empresa de maneira inexplicável pelo presidente da Siderúrgica e nunca mais o encontramos.
Como se explica o sofrimento de alguém que está sofrendo as conseqüências de ações criminosas, violências, dívidas contraídas no passado, ainda que não havendo em sua memória, recordações de haverem cometido tais pecados e delitos? Podem essas pessoas ser assistidas quando doentes e socorridas quando em sofrimento? Não estarão pagando pelo que fizeram em outras reencarnações? Assim sendo, o indivíduo que estiver sendo movido de íntima compaixão pelas vítimas de seus próprios atos, estará cometendo uma ação de violência, pois estará impedindo o progresso de seus semelhantes, minorando o sofrimento necessário e merecido pelos pecados praticados noutra vida. Por que não os deixarem sofrer até que aperfeiçoem o espírito e salvem-se a si mesmos?
Graças a Deus, nós que não nos apostatamos da fé em Cristo e não demos ouvidos aos espíritos enganadores e aos ensinos de demônios, conforme está escrito na Carta a I Tm. 4. 1 - "O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles obedecerão a espíritos enganadores e a ensinamentos de demônios". Não somos infelizes a ponto de dizer, tal qual falou o grande Aristóteles, ao afirmar que é impossível ao homem participar da natureza do melhor. Bom se realmente ele não tivesse nascido!
Deus tem reservado para os seus escolhidos, o melhor que Ele possui para cada um de nós. Romanos 8. 17, registra que somos filhos de Deus, seus herdeiros e co-herdeiros com Cristo. Nisto é que consiste a plena felicidade dos que estão firmados em Cristo Jesus. Ele é a videira verdadeira e nós, como ramos, estamos ligados nele, recebendo vida e saúde espiritual. Felizes são todos aqueles que lavaram as suas vestiduras no sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado e a violência do mundo, para que tenham o direito de comerem do fruto da Árvore da Vida e serem dignos de entrarem pelos portões da cidade, conforme está escrito no livro de Apocalipse, capítulo 22, versículo 14. A árvore da vida está à disposição de todos quantos forem justificados através de Cristo. Não é verdade que o melhor de todas as coisas é vedado ao homem ou à mulher, como afirmou Aristóteles. Os frutos e as folhas dessa árvore simbolizam a transbordante abundância e a consumação da nossa salvação que o Filho de Deus nos trouxe na sua vida e morte a nosso favor. Felizes e abençoados serão os que nascerem e forem incluídos na primeira ressurreição, pois a segunda morte já não terá poder sobre nós, conforme nos declara João em Apocalipse 20. 6, que Jesus morreu para ocupar o nosso lugar e, através de sua morte, assumir os nossos atos violentos e nos comprar para Deus. Pessoas pertencentes de todas as tribos, línguas, raças e nações poderão experimentar a realidade deste amor declarado em Apocalipse 5. 9.
Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - João 1. 29. Ele nos amou e nos ama infinitamente e pela sua morte na cruz nos livrou dos nossos pecados e de nossas atitudes de violência.
Amigos leitores, qual é a posição de vocês neste instante? Nunca dêem ouvidos às pessoas amantes da perfídia e que têm cauterizado a própria consciência - I Timóteo 4. 2.
Aristóteles, apesar de ser uma das mais brilhantes inteligências que já existiu na antiga Grécia, nunca teve razão suficiente ao tentar versar sobre as coisas espirituais, das quais não possuía entendimento plausível.
O também filósofo e educador francês Allan Kardec, o grande sistematizador do espiritismo, foi incôngruo ao dedicar-se às investigações dos fenômenos espíritas. Nada sabia a respeito da vida eterna. Somente Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém jamais chegará a Deus, a não ser através de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Sua opinião é muito importantepara mim!