O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA

O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA
LIVRO JÁ À VENDA

LANÇAMENTO DE "O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA"

O LIVRO: "O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA" - ENCONTRA-SE À DISPOSIÇÃO PARA VENDA NOS SEGUINTES ENDEREÇOS:

CASA DA BÍBLIA
Rua São Sebastião, , nº 33 - Centro,
Barra Mansa - RJ -

CPAD VICENTE DE
CARVALHO - RJ
Av. Vicente de Carvalho, 1083 - Vicente de Carvalho
21210-000 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2481-2101
Fax: (21) 2481-5913


ESPAÇO LITERÁRIO PASTOR DAVID CABRAL
Rua Assembleia de Deus, nº 156 - Laranjal,
Volta Redonda - RJ - Tel: 24-3340.7232

LIVRARIA UNIVERSITÁRIA
Rua Ver. Luís da Fonseca Guimarães, nº 227,
Aterrado - Volta Redonda - RJ - Tel: 24-3346.6546

LIVRARIA VEREDAS - PONTUAL SHOPPING
Rua 14, nº 350 - 2º piso,
Vila Santa Cecília - Volta Redonda - RJ
Tel: 24-3342.1977 - 3348.3131


ou diretamente com o autor:
lourildo_2006@yahoo.com.br


Preço por unidade: R$20,00

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O “Ângelus” no país da Gramática Portuguesa

O “Ângelus” no país da Gramática Portuguesa.
Lourildo Costa
____________________________________________________________________________________

“Cantem hinos a Deus, o Senhor, todos os moradores da terra! Adorem o Senhor com alegria e venham cantando até a sua presença.” – (Salmos 100. 1, 2).
____________________________________________________________________________________

Já se tornaram suficientemente agradáveis à vista e ao espírito, as apresentações de peças natalinas do Coral “Ângelus”, que ocorrem sempre no dia 25 de dezembro de todos os anos.
Levar à cena uma cantata de Natal já se tornou uma particularidade desse canto em coro, regido com destreza pelo regente da orquestra – Elias Isaías.
Não foi diferente nesse último dia do nascimento do Mestre dos mestres, ocasião em que foi ostentado mais um conjunto de lindas composições religiosas que rememoraram a progênie do nosso Salvador.
Pareceu-me, como o Pedrinho da obra de Monteiro Lobato, passear no país da gramática da Língua Portuguesa.
As vozes harmoniosas soaram como zumbidos dos sons produzidos livremente pela articulação bucal, que voaram soltas pela nave do templo.
Distinguiram-se, no ar, as letras dançantes do alfabeto, que zumbriram intimamente felizes de braços dados com as vogais. O conjunto de letras enfeixadas entre si formaram sílabas e as sílabas fundiram-se para dar forma às palavras em modo de expressão musical. A arte e a ciência de combinar os sons de modo tão agradável aos ouvidos representaram a manifestação dos diversos afetos da alma humana, em forma de louvores ao Filho de Deus.
Vi a consoante “F” sendo produzida com o véu palatino levantado, puxando a fila dos fonemas – toda feliz – impedindo que a passagem do ar ocorresse pela cavidade nasal. A corrente de ar deslocou-se da laringe, numa sequência de impulsos, até a boca, onde encontrou obstáculos parciais, dando-se a constrição. O ar veio roçando ruidosamente as paredes bucais estreitadas, de maneira tão rápida, que as cordas vocais nem vibraram, tornando-a consoante fricativa surda.
Logo atrás do fonema /f/, vi a vogal “E” levantar gradualmente a parte anterior da língua, em direção ao palato duro, fazendo também diminuir a abertura da boca de cada componente do grande coral. Vi a corrente sonora ressoar apenas pela boca, sendo proferida com intensidade secundária e ainda com redução da abertura bucal. O fonema /f/ estendeu a mão ao fonema /e/ e formaram a sílaba “FE”.
Continuei atento ao desenrolar da apresentação e distingui outra figura oral constritiva seguindo a sílaba “FE”: era o fonema /l/. O ar desse som encontrou a língua apoiada ao palato e forçou sua saída pelas fendas laterais da boca de cada membro do coral. Seguindo seus passos estava a vogal “I”, também anterior, oral e fechada como sua irmã “E”; só que proferida com maior intensidade do que esta. No final da primeira fila, de mãozinha dada com a vogal “I”, veio a consoante oral constritiva fricativa, prima da consoante “F”, fazendo vibrar as cordas vocais: tratou-se do fonema /z/ alveolar e sonoro que formou a segunda sílaba “LIZ”. Com o acasalamento destas duas primeiras sílabas, formou-se o vocábulo “FELIZ”.
Muitos numerais também participaram da festa dos fonemas e letras. O numeral “2.010” seguiu a palavra “FELIZ”. Pareceu tão entusiasmado que o ponto de exclamação entrou na dança gramatical ao ser arrastado por aquele numeral para formar a frase que representou o grande sonho de cada expectador presente àquele mega evento: - “ FELIZ 2010! ”
Vi o coral “Ângelus” musicar a vida no país da Gramática da Língua Portuguesa...
____________________________________________________________________________________

Lourildo Costa é presbítero da Catedral das Assembleias de Deus de Volta Redonda, autor do livro: “As Drogas e o Aniquilamento da Sociedade”. Em abril estará lançando o seu segundo livro, cujo título é: “O Padrão Bíblico para a Família”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Sua opinião é muito importantepara mim!